×

Por que o Galo perdeu para o Raja

A atuação do Atlético foi desastrosa. Em todos os sentidos. O time mereceu a eliminação.

 

Por que o Galo perdeu para o Raja

 

A proposta do Raja era clara. Em um obstinado, disciplinadíssimo 4-4-1-1, o time se fechava bem. Mas não se limitava a isso. Tinha saída, possuia válvulas de escape. Nos contragolpes, incomodava. E muito! Os marroquinos não são lá essas coisas tecnicamente. E lances pontuais desnudavam esse aspecto. Chutes bisonhos, tentativas frustradas de domínio… O repertório era “amplo”. Mas em termos táticos, de raça, e psicológicos, a equipe foi muitíssimo bem.

Já o Galo… Apresentou panorama quase exatamente oposto. Jogadores “bons de bola” que, coletivamente, não renderam absolutamente nada. Na verdade, mesmo individualmente, quase ninguém se salvou.

Lucas Cândido pareceu sentir o jogo, esteve perdido. Seu setor foi uma avenida – o de Marcos Rocha, também. Ali, por volta dos 10 do segundo tempo, teria colocado Júnior César, conforme disse no rádio, durante o duelo. R10 fez o gol, protagonizou lances bonitos, e tal… Mas, como também afirmei na transmissão, deveria ter sido mais moderno, efetivo, dinâmico. Tocar, passar, pedir, correr. Ser “vertical”. Claro, porém, que ele esteve longe de ser o problema, o pior. Pelo contrário. É preciso acabar com essa mania de que, quando ponderamos coisas que poderiam ser superiores, estamos automaticamente dizendo que elas estiveram ruins. O simplório há de ser afastado da crônica esportiva.

Josué errou muitos passes, não deu fluência ao conjunto no meio-campo – e essa é quase a função principal de qualquer segundo volante. Jô, por fim, pode ter recebido poucas bolas. Porém, quando a redonda chegava, errou quase todas as vezes, em milhões de oportunidades. Tecnicamente, esteve muito mal.

Agora, noves fora as apreciaçõs individuais, é preciso dizer: o principal defeito foi coletivo. E, nesta linha, tenho de reconhecer que, por mais admirador de Cuca que seja, ele não conseguiu fazer o time jogar. E pecou, principalmente, em um aspecto. Deixou a equipe demasiadamente aberta. O camisa 20, Iajour, o mais perigoso ofesivamente do Raja, logo no início do jogo, deu sinais clarísimos de que deveria ser vigiado de perto. De que era a arma letal no contra-ataque. E seguiu livre! Muito! Um erro tão primário assim, não dá para aceitar. Por pior que o adversário seja, atuar tão escancaradamente aberto, é muito juvenil. Ofensividade, mesmo acentuada, é uma coisa. Outra, completamente distinta, é deixar a retaguarda tão desguarnecida como o Galo fez. E desde o início do confronto!

Para completar a péssima partida, a jornada que quase não poderia ter sido pior, no ataque, para talvez “compensar” a abertura da defesa, o time não produziu. Foi, definitivamente, um dia para os atleticanos esquecerem. 

 

OBS: Não achei que houve a penalidade marcada para o Raja.

OBS 2: Impressionante como tudo que vi aqui no Marrocos, todos os dias, nos treinos, não entrou em prática no jogo. Depois, falo mais disso. 

Compartilhe:
  • Print
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Bookmarks
  • Orkut
  • PDF
  • RSS
  • email
públicado em by Cadu Doné em Esportes

About Cadu Doné

Cadu Doné é escritor, filósofo e jornalista. Acaba de publicar "Um filósofo no ninho", seu primeiro romance, que você pode comprar nos links abaixo. Tem uma obra de filosofia e outro romance com lançamentos previstos para breve. No jornalismo, foi colunista de política, cultura e esportes da rádio 98, entre outros trabalhos, em órgãos da imprensa e assessorias. Atualmente, é comentarista da Itatiaia, participa do programa Bastidores diariamente, de jornadas esportivas, e de outras atrações. Também é colunista do "Hoje em dia", onde escreve às terças e quintas. Compre o livro "Um filósofo no ninho", com desconto, no site da Leitura, de BH: http://www.leitura.com/descricao.php?id=1692981 Compre o livro "Um filósofo no ninho", com desconto, no site da Travessa do Rio: http://www.travessa.com.br/Busca.aspx?d=1&cta=1&tq=Um%20fil%c3%b3sofo%20no%20ninho

129 Respostas para Por que o Galo perdeu para o Raja

  1. Ronaldo Magalhães

    Esse atrético é vingador mesmo. Vai vingar o co-irmão cruzerro. Explico melhor: o jogo do cruzerro contra o flamengo foi mudado de horário no Rio em função do show da xuxa que aconteceria no mesmo horário. O galão da massa perdeu para o Rajagrill só para jogar no horário do show da xuxa sábado. A globo vai transmitir o jogo e o show dela será prejudicado. Ê galão da massa vingador…

  2. Amilton Sérgio

    Em primeiro tudo que os cruzeirenses dizem ou falam é dor de cotovelo, em segundo lugar, o Galo não vem jogando bem desde a segunda fase da libertadores, quando ia mal fora de casa e se recuperava no Independência. Para mim não foi nenhuma novidade, pois na minha opinião o Cuca mexa mal na maioria dos jogos e realmente não sabe fazer o time jogar. Para o ano de 2014 há que se fazer várias mudanças, inclusive de filosofia e tática para o time. Um abraço!

  3. Nirlan

    Penalty claríssimo Cadu.Se o time do Raja Gabaglia fosse menos pior uns 10% teria sido de 6×1.Tri

    • Jorge Costa

      Onde q o Doná viu esse 4 4 1 1, num álbum de figurinhas. O Raja jogou num 4 2 3 1, que até um cego enxergaria, o Galo perdeu pq:
      1) Não teve pernas nem pulmões p suportar o ritmo q um jogo internacional exigiria, ex O Rever chegou atrasado em todas mostrando estar fora de forma.
      2) O time está sem rumo e sem técnico desde a final do Mineiro, Ganhou a Libertadores na base do “Valei-me Nossa Senhora”.
      3) Nenhum time mal fisicamente, sem rumo dentro de campo e sem opções de banco pode sonhar em ser campeão mundial.

  4. Nirlan

    A Atleticanada da Itatletiaia tá desesperada hein Cadu?.Lélio,Emanuel,Caixa(Ridículo),Abras, Thiago Reis estão todos de cabeça inchada.
    Cadu me fala uma coisa:É verdade que na Itatiaia, beira 90% de atleticano?

  5. Filipe

    Fico completamente sem entender o Galo. Escutando os Bastidores desde segunda-feira, as frases que escutava do João Vitor e do Cadu eram:
    - “Nunca vi um time tão motivado”
    - “O Galo está com sangue nos olhos”
    - “Acho difícil o Galo perder este mundial”
    Etc.
    Será que realmente era este time que vocês estavam vendo???
    Teve até entrevista do Fernandinho falando em como jogar contra os alemães!!!

    Acho que faltou humildade a este time!

  6. Cristiano

    Cadu,
    Alguns pontos que vejo que ficam para o aprendizado para qualquer equipe sul-americana que vai disputar o mundial:
    1º Enquanto o europeu joga a Champions alguns dias antes de viajar o sul-americano fica fazendo “amistoso” durante o ano esperando o mundial.
    2º Chegar com os contratos já formulados e assinados, para o extracampo não entrar no campo.
    3º Fazer uma climatização para sentir o ambiente do mundial, seja ele através de amistoso com a equipe local, para toda a infraestrutura/peso que envolve a competição seja digerida.
    4º Estudar a competição e não o adversário europeu.
    5º Evitar ao maximo imprevistos táticos.

    ps.: Faz um sorteio de camisa do Raja. uahuauha

  7. Moacir Rocha Junior

    Boa tarde ! Cadú quem foram os ganhadores da camisa do atlético ?

    obrigado

    Moacir Rocha Junior

  8. Carlos Leite

    Cadu, boa tarde,

    PORQUE o Gaylo perdeu pro Raja Casa Shopping:

    1) O Cuca deveria ter adiantado a marcação, isso é mais velho que andar pra trás;

    2) O Jô saiu da área e o time ficou sem um centroavante de refência e o Tandelli (Suricate)tbém jogou mal posicionado, longe da área;

    3) O Ronaldim COMO EU TINHA FALADO em post anterior, somente ciscou, sem ritmo de jogo, sendo facilmente dominado e sendo decisivo somente numa bola parada;

    4) O Lucas Cândido e o Marcos Rocha (acha que é Cafu) jogaram mal, sendo a avenida do raja;

    Estudaram o Monterrey e o Bayer e esqueceram do Raja Casa Shopping e podem voltar com a medalha de bronze SE ganharem do time chinês.

    VEXAME E CHACOTA PRA MINAS GERAIS!!

    • Graciano Sena

      Carlos Leite vc falou tudo! Na verdade o galo só foi lá pra inaugurar mais 2 pistas na avenida Marcos Rocha que agora tem 4 pistas e outra a que foi inaugurada foi Av.Lucas Candido o Galo e o Cuca foram amadores em deixar vir a publico uma possível saída do Cuca acho que influenciou muito porque o cara nem de longe comandou o time como antes e outra respeitram demais o Raja casa shopping e o Tardelli deve falar menos e jogar mais muito mais. Feliz natal e um prospero ano novo.

      • Carlos Leite

        FELIZ NATAL, FELIZ ANO NOVO, Graciano Sena,

        A vc e toda sua família!!!

        Grande abraço!!

  9. Jorge fernando

    Boa tarde Cadu, o cam perdeu porque consegue ser pior do que o rajaqueosparta!!!
    futebol não é uma caixinha de surpresas. o futebol, ao contrário do que os comentaristas costumam dizer, na grande maioria das vezes ganha o melhor. tanto é verdade que o bayer vai ganhar o título simplesmente porque é melhor time.
    agora não precisava desse vexame não é mesmo??
    como dizia Nelson Rodrigues, “TODA ARROGÂNCIA SERÁ CASTIGADA!”
    E O KALIUFALIU TEVE O QUE MERECIA. VEXAME!!! COM DIREITO A INDISCIPLINA, JOGADOR PERNA DE PAU, MANDANDO O TÉCNICO TOMAR CAJÚ E ETC E TAL!!!
    TAMBÉM, CASA QUE FALTA PÃO TODO MUNDO GRITA E NINGUÉM TEM RAZÃO!!!

    PAGA AS CONTAS KALIUFALIU!!!!
    a Dilma vem a BH e não vai se lembrar de falar da grana retida na RFB kkkk
    ela é tudo. menos boba!!!!

    JF

  10. Carlos Leite

    Para os sofredores de plantão:

    1) o mundial AINDA não acabou: o que ficará dessa aventura no Marrocos será o carnê de 12 parcelas pra pagar;

    2) o Cruzeiro as vezes me deixa triste, mas o Atrético Mineiro NUNCA me decepciona;

    3) já sei o motivo da derrota pro Raja Casa Shopping: a camisa do Goleiro deles tem o número 61, que praga, hein?

    4)manchete de jornal: Os Campeões Mundiais de Minas (Sada/Cruzeiro) parabeniza o Gaylão da Massa pelo vexame no Marrocos;

    5) IXperto é o pateticano que vendeu o carro pra ir pro Marrocos e voltou com 3 gols na bagagem;

    6) Mas, tem o lado bom dessa história é que o Atrético Mineiro CONTINUA invicto contra o Bayern;

    7)2003 eu vi
    2005 eu ri
    2013 eu fui tri e RAJEI DE RIR…kkkk

    8) e a música que não para:
    …e do marrocos eu volteeeeiiii…
    …nem do rajaaa eu ganheeeiiii….
    …e as prestações eu vou pagaaaarrrr..
    …quando eu voltar pra bhhhhh…

    9) Ontem foi 18 de dezembro e depois de 7 dias a Missa do Gaylo nunca fez tanto sentido: saiu do Horto, tá morto!!

    10)e o Galvão Bueno: Raajjjaaaaa coração, amigos da Globo…

    11)O Raja Casablanca eliminou o Monterrey e depois pulverizou o Raja Casagay;

    12) ÚNICO Bayern que o Gaylim magricelo conseguiu jogar na vida foi contra o Paulo Bayer do Atrético Paranaense;

    13) e o kalixo no meio do segundo tempo procurando a chave que desliga a luz do estádio é impagável;

    DEU 13 E 13 É GAYLO: CHUPPAAA FRANGAS FRACASSADAS!!!

    NUNCA SERÃO, JAMAIS SERÃO!!!

  11. JORGE FERNANDO

    Pouco menos de 24 horas do fim do jogo, e o cam é detonado em todos os sites de informações.
    VEXAME!!!!!
    TIME BRASILEIRO DÁ VEXAME NO MARROCOS!!!
    BRASILEIROS DÃO VEXAME EM TORNEIO DA FIFA!!
    VEXAME, VEXAME, VEXAME, É A PALAVRA DA VEZ!!!
    PARA NÓS MINEIROS É PIOR AINDA, PERDER PARA TIME SEMI PROFISSIONAL DA ÁFRICA, DEPOIS DE TANTA EMPÁFIA E ARROGÂNCIA DE UM DIRIGENTE QUE SÓ FALA BOBAGENS,” VAMOS SER CAMPEÕES EM MARROCOS E NÃO NA BAHIA!!!!”
    CONSEGUIU OFENDER OS BAIANOS DE GRAÇA, DO NADA!!
    FICA CALADO SR FALIUKALIU!!!!!

    VERGONHA, VEXAME, SÃO ESSAS AS PALAVRAS MAIS UTILIZADAS NAS REDES SOCIAIS E NOS SITES DE INFORMAÇÕES!!!!

  12. Reinaldo Rodrigues da Silva

    Boa tarde,amigos do blog,boa tarde Cadu: realmente foi um jogo para a torcida atleticana esquecer; tirando a chance do Jô,quando ele errou o carrinho, e a bola do Fernandinho que passou muito perto da trave,foram poucas as chances de gol no primeiro tempo; por sua vez o Raja chegou tb. em duas vezes, com muito perigo. Então o jogo no primeiro tempo foi igual, equilibrado. No segundo veio o primeiro contra-ataque e gol do Raja; depois outro contra-ataque e gol novamente,mas acertadamente anulado pelo bandeira.Se o Raja fosse mais experiente ali já estaria dois a zero. Depois veio o gol do empate,gol muito bonito por sinal,mostrando a categoria do R10. Marcos Rocha chiou feio ao ser substituido,mas penso que jogador nenhum queria sair naquele momento. Foi uma opção do Cuca; ele tinha que mudar… Aí quando eu pensei que o Galo iria prá cima e resolver o jogo no tempo normal, ele começou a ciscar de um lado para o outro, como se tivesse a certeza que faria o gol quando quisesse e quando acordou, tomou mais dois, novamente no contra-ataque. Prá encurtar a conversa, o Galo não jogou e o Raja soube explorar muito bem a velocidade e as falhas da defesa atleticana. Talvez o juiz tenha sido severo demais no penalti de Rever, mas mesmo assim o Galo não mereceu ganhar. Jogou muito pouco. A derrota é sempre muito dolorosa,mas é dela que se tiram as lições para o futuro. O ano de 2013 foi de muita alegria para os mineiros, com as duas conquistas grandiosas,da Libertadores e do Brasileirão pelo Atlético e pelo Cruzeiro. Que ambos se preparem bem para 2014, pois teremos muitas emoções pela frente. Que o Cruzeiro conquiste pela terceira vez a Libertadores e possa ser o representante brasileiro no próximo mundial. Hasta la vista, baby. Muita paz e saúde para todos em 2014. Que venha o Hexa para o Brasil. Abraços do Reinaldo.

  13. JORGE FERNANDO

    E TEM MAIS……. TOMARA QUE CONTRATEM OUTRO ARROGANTE PARA TÉCNICO. SR LEVICE!!!

    CONFESSO: VOU TORCER MUIIIIIIIIIIIITO PARA O LEVICE VOLTAR!!!!!

  14. Fabio Fernandes

    Olá, Cadu!
    A certeza não só puniu como cegou o Atlético, a ponto de se pensar que o óbvio, por si só, poderia fazer a diferença em campo. http://www.euvistoacamisadogalo.com.br/

  15. marcelino de Souza

    Olha Torcida do maior de Minas este ano para nos ontem fechamos ele com chave de ouro, foi uma tarde maravilhosa, sentei no sofa e sequei mais sequei mesmo este timinho de puleiro sujo metidos e arrogantes, acharão que o raja era galinha morta, e entraram de sapato alto, e otmaram só treis para voltar prá casa mais cedo, a cada gol eu pulava de alegria no sofa chupa torcida de merda.

  16. Henrique

    Oi Cadu,

    Cada vez que releio o seu comentário “Por que o Galo perdeu para o Raja” concordo mais ainda com você. Foi perfeito.

    O Galo estudou e sabia detalhes mínimos de todos os jogadores e jogadas do Bayern. Jogou – ou nem jogou – contra o Raja vislumbrando um objetivo maior no horizonte, talvez uma montanha, um leão a ser enfrentado, porém, se esqueceu ou fez pouco caso de uma pedra pequena bem à sua frente. É o castigo da desídia.

    “Se você se conhece mas não conhece o inimigo…” Sun Tzu

    Abraço,

  17. João Nelson

    Boa noite cadu.

    Porque o Galo perdeu a chance de jogar a final.
    _ Faltou futebol.O Brasileiro tem que mudar o jeito de pensar futebol, olha o exemplo dos grandes times do mundo, todos jogam todos marcam. No futebol brasileiro o atacante não deve marcar,não pode desgastar com marcação. burrice quem pensa assim os grandes jogadores correm, marcam, voltam, atacam, o Messi, Cristiano Ronaldo, Franck Ribéry e os demais jogam, corre, voltam. Vamos ver e copiar.

    Outro ponto estão falando que o Galo jogou ruim porque o Cuca avisou que ia sair, bobagem,o Bayern de Munique foi campeão já sabendo que o tecnico ia sair, o Cruzeiro foi campeão da copa do Brasil sabendo nos vestiários que o técnico ia sair e o Felipão ia assumir. Olha os jogadores tem que jogar pelo clube que os pagam, não é pelo técnico, isso é uma desculpa, afinal se Ele não tivesse renovado se contrato, os jogadores não iam jogar porque não sabiam que Ele ia ficar?. O GAYLO VOLTOU A SER GALO.

    Mas faço das palavras do grande jogador Diego Tardeli ” CADA UM TEM O MUNDIAL QUE MERECE”.

  18. Geraldo Lima

    Parabens Cadu pela análise!Realmente estamos desesperados preocupados com o time das Marias ganhar do Bayer sábado será uma catastrofe!!

  19. Lincoln Gileade

    VOU FALAR A VERDADE…………………… na minha opnião.

    O Torcedor gasta um dinheirão, com passagem, viagem, tempo com o galo.
    O Torcedor investe amor com o time na despedida do time de BH para marrocos.

    E vem o CUCA, e fala para o time todo “ANTES DA DECISÃO” que vai embora ganha 1.5 MILHÕES….

    ACABOU COM O EMOCIONAL DO TIME…. DESMANCHOU O GRUPO ANTES DA HORA….
    O grupo tava fechado, focado para decisão, ficou desmotivado.
    “Aposto que alguns pensaram, (Dei sangue na libertadores, ganhamos a Libertadores e agora essa cara com a primeira proposta vai embora…. até o ronaldinho quiz ficar no galo em 2013)”… CUCA vc é um %&#@.

    Quem não se lembra, quando o Ronaldo Fenômeno antes do jogo teve um problema que mexeu com todo o time que depois perdeu para França.

    Não adiante culpar Marcos Rocha, o cara estava nervoso por toda essa situação “o cuca é burro mesmo”….

    Agora não posso ignorar que o time não entrou em campo…. a torcida foi mas o time não foi….

    É isso.
    Agora fechou com Paulo Atuore, e ai… como será 2014…..

  20. Lincoln Gileade

    VOU FALAR A VERDADE…………………… na minha opnião.

    O Torcedor gasta um dinheirão, com passagem, viagem, tempo com o galo.
    O Torcedor investe amor com o time na despedida do time de BH para marrocos.

    E vem o CUCA, e fala para o time todo “ANTES DA DECISÃO” que vai embora ganha 1.5 MILHÕES….

    ACABOU COM O EMOCIONAL DO TIME…. DESMANCHOU O GRUPO ANTES DA HORA….
    O grupo tava fechado, focado para decisão, ficou desmotivado.
    “Aposto que alguns pensaram, (Dei sangue na libertadores, ganhamos a Libertadores e agora essa cara com a primeira proposta vai embora…. até o ronaldinho quiz ficar no galo em 2013)”… CUCA vc é um %&#@.

    Quem não se lembra, quando o Ronaldo Fenômeno antes do jogo teve um problema que mexeu com todo o time que depois perdeu para França.

    Não adiante culpar Marcos Rocha, o cara estava nervoso por toda essa situação “o cuca é burro mesmo”….

    Agora não posso ignorar que o time não entrou em campo…. a torcida foi mas o time não foi….

    Agora fechou com Paulo Atuore, e ai… como será 2014…..

Adicionar um comentário