×

Cruzeiro, bom 2013! Mas dignidade é preciso… Dinamismo tático do Galo, jogo contra o Fla e luta pelo título; concorra: camisa do Coelho!

Se o Cruzeiro não tem objetivos em termos de classificação, e já se prepara para 2013, o momento é de mudar o time, dar chances para alguns nomes.

Cruzeiro, bom 2013! Mas dignidade é preciso…

Pode parecer exemplar típico do mais enfadonho politicamente correto, ou papo de “especial para crianças”, na TV aberta. Mas quando vejo discussões sobre um possível corpo mole do Cruzeiro nessa reta final de Série A, pela falta simultânea de objetivos e riscos, não deixo de pensar no quão absurdo seria se isso acontecesse.

Amor pela profissão, pela própria carreira, aliado à consciência de que a trajetória de um futebolista é curta, e qualquer intervalo de meses pode ser decisivo para alavancar um salto no mercado de atletas; o fato de se estar em um clube grande, com milhões de adeptos, e de se ter um ótimo emprego, no qual as condições são tão excelentes quanto os vencimentos: tudo isso, e mais, há de entrar nessa equação.

Já deixando claro que não acredito em uma displicência proposital e/ou deliberada, é quase inegável que, em um tempo contra o Palmeiras (o segundo), e em outro diante da Ponte (o primeiro), a Raposa teve raça, interesse, digamos, abaixo do que seria rotulado como normal – contudo, insuficiente para insinuações graves, hei de apontar.

É óbvio que, aí sim, seria exagerar no politicamente correto exigir que uma equipe tenha, sempre, entrega próxima à de um adversário que postula o título ou a permanência na Série A. Determinada discrepância de “sangue nos olhos” é normal. Entretanto, mesmo dando margem para alguma queda no ímpeto, regada pelo bom-senso, há um limite para tal redução, o qual também precisa ser regido pela sensatez. Esperemos para ver em qual patamar, nessa seara, se enquadrará o Cruzeiro.

A Raposa passa por momento de transição, quase todo o plantel está “em prova”, e, nesse ponto, eis novo fator que deveria motivar. Tem muita gente que necessita mostrar capacidade de prosseguir no elenco, ou de nele aparecer, em 2013, com cotação superior à atual, passando mais confiança para a torcida.

E, considerando que arrumar a casa para a próxima temporada é o objetivo primordial nesse instante, a hora é de mudar o time, dar chances para nomes como Lucas e Élber, que carecem de testes e sequência.

Galo e Fla: se empatar ou perder, fica muito complicado… Dinamismo tático do Galo

- Galo e Flamengo fazem hoje mais tarde o jogo da rodada. O Independência vai ferver, a expectativa é total. Confronto imperdível!!! Se ganhar, para mim, o alvinegro continua TOTALMENTE na briga pelo título. Caso perca, ou empate, aí sim, dá para colocar o Flu com a mão na taça. Ou seja: decisão (sei que é clichê classificar o jogo assim, mas enfim…).

- O Atlético, diante do Flu, fez seu melhor jogo no certame. Na oportunidade, utilizou o 4-2-3-1 usual, mas, em um momento ou outro, atuou no 3-4-3, esquema que Cuca utilizou no Botafogo. Essa variação tem lados positivos e negativos. A equipe, com essa fluência, esse dinamismo, ganha poder ofensivo muito interessante, mas, às vezes, deixa a zaga demasiadamente exposta, sobretudo do lado direito. Nessa noite, penso que a filosofia da partida contra o Fluminense deve ser mantida; alguns contra-ataques podem até assustar, porém, atacar é preciso, e Cuca sabe armar esquadrões que privilegiam a ofensividade.

- Sobre essas questões táticas levantadas acima, falarei com mais “calma” e profundidade depois.

Sorteio da semana: concorra à camisa oficial do América! ATENÇÃO: NOVAS REGRAS

- Prêmio da semana: camisa oficial do América. Para participar, o esquema é o mesmo: basta pedir nos comentários desse post e/ou dos outros que vou escrever durante a semana. O vencedor será divulgado no próximo domingo, aqui no blog. Peço para colocarem nome e sobrenome no comentário, bem como endereço de e-mail correto e cidade. Será necessário também apresentar documento de identidade na hora de buscar o prêmio (pedido da rádio, já que alguns tentaram se passar por ganhadores em outras oportunidades). Se a pessoa não puder pegar a camisa, basta passar cópia do documento para quem for recebê-la. E novamente, repito: CIDADE, NOME E E-MAIL CORRETOS SÃO INDISPENSÁVEIS!  Boa sorte a todos!

Compartilhe:
  • Print
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Bookmarks
  • Orkut
  • PDF
  • RSS
  • email
públicado em by Cadu Doné em Esportes

About Cadu Doné

Cadu Doné é escritor, filósofo e jornalista. Acaba de publicar "Um filósofo no ninho", seu primeiro romance, que você pode comprar nos links abaixo. Tem uma obra de filosofia e outro romance com lançamentos previstos para breve. No jornalismo, foi colunista de política, cultura e esportes da rádio 98, entre outros trabalhos, em órgãos da imprensa e assessorias. Atualmente, é comentarista da Itatiaia, participa do programa Bastidores diariamente, de jornadas esportivas, e de outras atrações. Também é colunista do "Hoje em dia", onde escreve às terças e quintas. Compre o livro "Um filósofo no ninho", com desconto, no site da Leitura, de BH: http://www.leitura.com/descricao.php?id=1692981 Compre o livro "Um filósofo no ninho", com desconto, no site da Travessa do Rio: http://www.travessa.com.br/Busca.aspx?d=1&cta=1&tq=Um%20fil%c3%b3sofo%20no%20ninho

123 Respostas para Cruzeiro, bom 2013! Mas dignidade é preciso… Dinamismo tático do Galo, jogo contra o Fla e luta pelo título; concorra: camisa do Coelho!

  1. Maria Celeste

    Boa tarde, sr. Cadu!

    Hihihi! Ai, seu Cadu, eu falei bobajem da última vez e o sr. até riu de mim… É que corrigir pilhas de redassões e de provas de português, toda noite, deixa nosso raciossínio confuzo. Além diço, o maudito pó de jiz também intoquissíca o célebro.
    Deicha eu conçertar o erro: o Montijo não joga na zaga, não. Ele é meio-atacante. Aliáz, se eu fosse téquinica do time, fazia dele um atacante por inteiro. Déça forma, ele ficaria mais ofencivo e faria mais gols, rendendo 50 porssento mais.

    O Cruzeiro recuperou o direito de jogar em Belo Orizonte, mas acho que o ideau seria não jogar no Independênssia. Nossa caza, que é o Mineirão, está quaze pronta, o Brazileirão está acabando e não eziste mais o risco de rebaichamento (grassas a Deus). Não vejo então a neçecidade de ficarmos pagando aluguéu ao Caliu e cervindo de xacota para a torcida do time de uniforme feio.

    Até meu marido Janjão Galo Doido, o atleticano mais nogento que eziste, concordou comigo e disse que nossos jogos poderiam ser no campo do Comerciau do Barreiro, que comporta toda a torssida e ainda sobra espasso. Não conheço o campo, mas deve ser bem grande, mesmo.

    Gostei da vitória do Flamengo, ontem. É bom para baichar a crista daquele çoberbo do Caliu. Não é porque o time dele é maior que o nosso e disputa títlos que ele pode uzar de tanta arrogânssia.
    Ouve época em que também fomos espreçivos e, se Deus quizer, voltaremos logo a ser novamente. A xina azul tem que acreditar e apoiar!

    Obrigada e um beijo de sua fam,
    Maria Celeste das Dores

    AO SR. CARLOS LEITE

    Sr. Carlos Leite, não gostei da sua mençagem abuzada diressionada à minha peçoa! O sr. sabe o que é açédio sequissuau? Procure se informar arrespeito.

    Meu marido Janjão Galo Doido (ele inciste nesse apelido orrorozo) é carssereiro na Dutra, imstrutor de êmiêmiá e leão de xácara na boate ‘Rabo Torto’. Ele é muito violento, espessiaumente quando o time dele perde. Oje, por ezemplo, ele está furiozo (deu até coronhada na cabessa do caxorro). Se ele sonhar com que o sr. fez, vai ficar posséço!

    Çujiro que uze seu tempo para fins mais úteis, como melhorar esse seu português çofríveu. Mulher não gosta de omem iguinorante…

    • carlos leite

      Maria Celeste,

      Meu coração por Ti-jela…
      Fica tranquila que o Janjão é meu amigo, é meu colega…

      Botelho Pinto.

  2. Sérgio

    Boa tarde Cadu e amigos do Galão da massa.
    Cadu tem Maria china usando meu vocabulário e com o nome do colega Renato.
    Eu desconfio do carlos leite/rogéeeeeerio.
    Quando você quizer eu te passo meu CPF para o cadastro.
    Boa, muito boa essa Marai celeste. KKKKKKKKKKKKKK…………….KKKKKKKKKKK……….

    • Paulo

      O mundo vai acabar….O Sérgio agora delira que tem Vocabulario…rsrs

  3. jAECI

    tem gente que não tem desconfiometro!! é duro viu!! que ridiculo ze propor a tamamha imbecilidade e ainda acha engraçado… nossa aqui ta ficando díficil

  4. Sérgio
    • Paulo

      Uma perguntinha só: Você fica falando de Cruzeiro por que sabe que o seu galo nunca mais vai dar a sorte que deu em 71?
      1971!! Nenhum dos grandes espera a tanto…

  5. jAECI

    nem libertadores vai ter,, hehehe heheh

  6. jAECI

    Veja ai o que as Frangas vão fazer com as faixas que mandaram fazer !! kkk kkk kkkk
    http://oledobrasil.com.br/apos-se-distanciar-do-titulo-galo-planeja-tirar-faixas-de-campeao-das-ruas/

  7. Sérgio

    Oh Maria vê se larga de frescura
    Que eu te levo no hospital pela manhã
    Tu ficaste tão bonita monoteta
    Mais vale um na mão do que dois no sutiã.
    KKKKKKKKKKKKK……….KKKKKKKKKKKKK&