×

Violência no futebol: soluções, necessidade de punição; você é a favor do banimento das torcidas organizadas? E da venda de bebidas alcoólicas nos estádios?

- No Brasil, muitas vezes, o debate em torno da violência no futebol, do comportamento das torcidas, se resume a questões como a venda de bebidas alcoólicas nos estádios e imediações, ou a discussões do tipo: “os clássicos devem ter torcida única”? Enquanto não entenderem que a esmagadora maioria dos atos brutais como os ocorridos em São Paulo nesse último fim de semana passa por questões sociológicas, mais complexas, e não começarem a punir os causadores dessas atrocidades com o rigor merecido, o problema não será solucionado. Voltarei a esses pontos específicos em outra oportunidade.

- Quem mata em qualquer situação de algum modo – ainda que indiretamente – ligada ao futebol, há de ser tratado da mesma maneira que qualquer assassino que comete seu crime em outro cenário – e nesse sentido, até as circunstâncias de cada caso, obviamente, devem ser levadas em conta. Raciocínio análogo há de valer para outros crimes e contravenções.

- Impedir o torcedor causador de confusões, de baderna, de circular nos dias de jogos da sua “equipe do coração”, e colocá-lo para fazer trabalhos comunitários durante o período de duração das partidas: uma solução que deveria ser mais usada pelas nossas autoridades para coibir os problemas de violência e comportamento inadequado das torcidas no futebol.

- Clubes podem até ser penalizados dependendo do caso, assim como arenas, estádios e casas de show merecem interdição, punições em certas situações. Porém, é preciso passar a punir o SUJEITO que comete crimes e contravenções com rapidez e eficiência. Quase sempre, esse ponto deveria ser visto como o principal no tratamento da violência das torcidas e do mau comportamento em estádios e imediações de modo geral, e as medidas contra os clubes, como questões secundárias; não é o que costuma acontecer na prática.

- Impressionante como, a despeito de muitas brigas serem marcadas pela Internet, de pistas diversas relacionadas a conflitos entre torcidas poderem ser vistas em redes sociais, as autoridades raramente conseguem se preparar para esses tumultos. Policiamento firme, de qualidade e punições efetivas transformaram o futebol inglês. Está aí um exemplo que deveria ser copiado em vários aspectos.

- Mancha Verde e Gaviões da Fiel foram proibidas pela Federação Paulista de Futebol de entrarem nos estádio. Você concorda com essa medida? Acredita que ele deveria se estender para outros estados?

- E com relação à venda de bebidas alcoólicas, em estádios e proximidades, qual é a sua opinião?

Compartilhe:
  • Print
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Bookmarks
  • Orkut
  • PDF
  • RSS
  • email
públicado em by Cadu Doné em Esportes

About Cadu Doné

Cadu Doné é escritor, filósofo e jornalista. Acaba de publicar "Um filósofo no ninho", seu primeiro romance, que você pode comprar nos links abaixo. Tem uma obra de filosofia e outro romance com lançamentos previstos para breve. No jornalismo, foi colunista de política, cultura e esportes da rádio 98, entre outros trabalhos, em órgãos da imprensa e assessorias. Atualmente, é comentarista da Itatiaia, participa do programa Bastidores diariamente, de jornadas esportivas, e de outras atrações. Também é colunista do "Hoje em dia", onde escreve às terças e quintas. Compre o livro "Um filósofo no ninho", com desconto, no site da Leitura, de BH: http://www.leitura.com/descricao.php?id=1692981 Compre o livro "Um filósofo no ninho", com desconto, no site da Travessa do Rio: http://www.travessa.com.br/Busca.aspx?d=1&cta=1&tq=Um%20fil%c3%b3sofo%20no%20ninho

20 Respostas para Violência no futebol: soluções, necessidade de punição; você é a favor do banimento das torcidas organizadas? E da venda de bebidas alcoólicas nos estádios?

  1. mateus augusto

    bom dia CADU
    olha meu caro eu acho mto importante estarmos dividindo eses assuntos com varias opinioes, mas digo q o assunto é mto complexo é claro q nao pode generalizar q as confusoes e as mortes vindas direto das organizadas pq nao é verdade sou cruzeirense ja fiz parte d uma organizada nao faço parte + por varios motivos e digo q tem sim boas pessoas dentro das organizadas e pais d familia q contribuem mto pra varias coisas boas posso cita uma pq ja fiz parte a MAFIA AZUL DO CRUZEIRO e a GALOUCURA do atletico fazem um papel legal e mto importante com doaçoes d mantimentos,agasalhos e principalmente fazendo campanhas pra doaçoes d sangue pro hemominas e os propios integrantes doam sangue pq eu msm ja doei e sei coisa q as autoridades nao falam e nem os veiculos d comunicaçao, entao por isso eu t digo nao é todos e nem é culpa das organizadas o problema é os marginais e os vandalos maldosos q enfiltrao nas organizadas q sao a minoria q conseguem contamina e sujar o nome das organizadas!! agora no meu ver deveria d ter uma especie d monitoraçao e + organizaçao pra bani sim esses vandalos e marginais das torcidas do brasil nao só d minas e jaa e nao generalizar como a PM FAZ a IMPREENSA FAZ e os orgaos competentes q deveriam agir q é as federaçoes os clubes os dirigentes dos clubes e a POLICIA fazer a parte dela nao sair bateno em todo mundo e nem proibindo faixas nos estadios e nem generalizando pq é isso q acontece e o + importante hj dentro da MAFIA AZUL e da GALOUCURA existem sim marginais e devem ser excluidos dos campos e das organizadas e jaa: e a POLICIA MG sabem quem é + nao prervinem, preferem remediar prender e bater depois da confusao e depois das mortes e isso tem q acabar e rapido ja fui d organizadas hj ja nao faço + parte por essas e por outras ja nao tem + respeitos sobre ambas pode acredita meu caro fica aqui meu protesto nao sobte as organizadas mas sim sobres os marginais infiltrados obrigado. abraços

    • Cadu Doné

      Valeu, Mateus!! Muito legal seu depoimento!!

      Concordo que a questão é complexa; disse isso no texto; há traços sociológicos e filosóficos q devem entrar no debate; falarei disso em outra oportunidade..

      Tb sou contra a generalização; sei que há gente “boa” – e “ruim” – dentro das organizadas; creio q o principal seria encontrar esses torcedores violentos e puni-los, e não necessariamente extinguir as organizações pura e simplesmente..

      Grande abs!!

    • SOCORRO OLIVEIRA

      Acredito que a Biometria seria a solução para erradicar a violência nos campos de futebol, cada time seria responsável pelo cadastro de sua torcida.

  2. mateus augusto

    e sobre as bebidas em estadios eu como torcedor vejo como uma das medidas pra acabar um pouco cm as violencias nos estadios sim vai evitar aqueles q bebem e arrumam confusoes nos estadios q sempre tem pq bebidas nos estadios só serve pra encher os bolsos dos comerciantes e dos clubes q dividem 0 lucro e se quiserem beber bebem em casa cm a familia ou perto d casa em algum barsim como eu msm faço pq estadio d futebol é pra se divertir e torcer pelo seu time do coraçao nao pra enche a cara ent.abraços

  3. zenha

    Grande Cadu, blz meu caro???

    Novamente cenas de barbaridade nas imediações do Pacaembu… Voce escreveu no texto sobre os jogos com apenas uma torcida. Tenho a opiniao que jogo classico em estadio “pequeno” é impenssável… O Pacaembu nao deveria ter jogo com duas torcidas rivais de times grandes. Isso deveria ocorrer somente em Morumbi, Mineirao e Maraca. infelizmente a violencia vai tomando conta e algumas medidas drásticas devem ser tomadas. Proibir as torcidas de irem com bandeiras e camisas é uma medida ridícula. Nao resolve problema algum. As gangues irao do mesmo jeito e irao se cruzar… Quanto a bebeida, sou a favor que liberem e que tenha é um policiamento reforçado. Futebol é lazer, é diversão e arte… A cerveja e o tropeiro fazem parte de toda essa festa… Bagunceiros e brigoes que entendam com a policia!!! Abraços!!! até….

    • Cadu Doné

      Valeu, Zenhão!! Bacana a sua msg, sempre legal te ver por aqui!!

      Concordo com o colocado sobre bebidas, bandeiras e camisas: é por aí mesmo!! Só tenho dúvidas com relação aos clássicos de 2 torcidas em estádios menores; sua opinião faz sentido, é pertinente, mas ainda tenho algumas coisas a refletir sobre isso; não sei se deveríamos querer q sejam feitos com 2 torcidas e cobrar q a devida segurança seja proporcionada..

      Grande abraço, obrigado!!

  4. Hudson Ernesto Soares Gomes

    Fala Cadu, to aqui de novo,
    o Cadu, infelizmente enquanto nós sermos igual ao marido chifrado que pega a mulher no sofá com o outro e vende o sofá, ou aquele cara que quer acabar com o carrapato da vaca leitera, mata a vaca. É assim que estão sendo essas medidas de faixa, proibir camisa, cerveja, música, torcida única, daqui a pouca vai proibir todo cidadão torcedor de ir ao campo. Todas essas medidas são tão idiotas, que eu não sei como a população de bem aceita tal coisa, e pior, acredita que serão bem sucedidas.
    Esse lance da cerveja, me deixa espantado, com quem opina a favor da censura, é muito interessante, eu tenho a curiosidade de saber se esses que são a favor da proibição da cerveja, já estiveram lá mais de 15 vezes por ano, com excessão da polícia. `É claro que não terá aquele problema da confusão na fila dos bares. Mas isso é muio pequeno, perante ao problema que eles criaram mantendo os torcedores fora dos estádios até 5 minutos antes do início da partida. O vandalismo piorou, as brigas continuam ocorrendo, mortes, e o pior, os torcedores bandidos continuam frenquentando normalmente os estádios. Os únicos punidos são os torcedores de bem, e quem reside próximo aos Estádios com a concentração de torcedores do lado de fora, aumenta-se a confusão, urina no portão, transtorno no trânsito, vários delitos e a confusão continua. Daí falam que diminuíram as ocorrências (nunca houve muitas ocorrências) dentro do Estádio é óbvio que diminuíram, não vai ninguém, mas triplicaram as do lado de fora. Inclusive as mortes no centro, na Br 040 e no Chevrolet hall aumentaram, assim como os loucos continuam se matando nas ruas, além de cometerem outros crimes. Resumindo estão somente cerciando direitos dos cidadãos de bem, como eu que gosto de chegar cedo, tomar minha cervejinha, comer tropeiro e curtir o jogo, como eu fiz durante anos e nunca fui vítima ou me envolvi em briga nos estádios, em vez de punir cadastrar todo frequentador dos estádios e seguir os estatuto do torcedor, pois lá estão punições que não eximem das punições penais comuns, mas aqui em bh se toma todas as atitudes idiotas como proibir faixas em vez de simplesmente punir quem praticou o crime. É revoltante.

    • Cadu Doné

      Muito interessante sua msg!! Concordo com as colocações; sou contra a proibição de bebidas, e tb penso q, ao invés de procurarem soluções efetivas, autoridades frequentemente buscam medidas q estão longe de serem essenciais.. Grande abs, obrigado!!

    • Josiel concavelve

      Pura Verdadeee Manoo Isso É Injustiça , devemos ter ma lei que seja contra a violencia não so na escola mais sim nas ruas , em qualquer lugar , muitas vezes já apanhei na escola dee meninas queee não tem oq fazer envez de estudar , fika cassando brigaaa !!
      vamooos ajudar o meio ambiente , o nosso planeta , fazendo a nossa parte , qui é não brigando U.U
      SOMOS CONTRA A VIOLENCIA !

    • Josiel concavelve

      verdadeeee!

  5. Júlio César

    Olá meu jovem e independente profissional Cadu,
    Por falar naquela briga envolvendo integrantes da galoucura e máfia azul que culminou com a morte daquele “SANTINHO” (que foi lá pra que? pra rezar? ) OS INTEGRANTES DA MÁFIA QUE PARTICIPARAM DA BRIGA TAMBÉM FORAM PRESOS? Afinal eles também são responsável pela morte do “santinho”. Esses bandidos estavam em direção ao Rio de janeiro, pediram ao motoriasta para parar ali só para arrumar confusão. segundo a PM forma muitos pra lá, só que não esperavam a quantidade de integrantes da galocura e pau quebrou. Os covardes correram e largaram um “SANTINHO” pra tras e deu no que deu.
    Cadu procure saber se esses bandidos da máfia azul foram pelo menos intimados !
    Sou contra qulaquer tipo de violência, mas o que tem acontecido é só punição de gente da galoucura!

    • Cadu Doné

      Júlio, confesso que não estou muito bem informado sobre esse assunto – punições a uma torcida e não à outra – para opinar, mas vou procurar saber.. Grande abs!!

  6. Wagner Sier

    Caro Cadu

    Passou e muito da violência ser banida não so do futebol de toda sociedade.
    É um absurdo um país com praças publicas maravilhosas, parques lindos e você não pode ficar com a família, pois poderá ser assaltado. Nossas praças ao invés de cartão postal estão cheia de mendigos, um retrato de um estado falido, de uma sociedade de terceiro mundo e de uma desigualdade absurda, de uma corrupção que teve origem já no descobrimento.
    É incabível você não poder ir aos estádios com a família, com os amigos sem correr risco de vida. O cidadão corre risco de vida enquanto o bandido vai e se diverte!
    A sociedade deve exigir do estado ação e solução. Chega de omissão das autoridades e responsáveis pela segurança. Que coloquem os bandidos na cadeia. Chegamos ao ponto que ir ao estádio, usar um relógio caro, ter um bom carro é um erro. Chega! O cidadão de bem deve ter liberdade, ter direitos e os bandidos devem ser tratados como bandido e ter tratamento para bandido.
    Hoje com a tecnologia se pode cadastrar visualizar todos os torcedores e aqueles que não se comportam com gente de bem poderia simplesmente ser barrados nos estádios simplesmente colocando as digitais para leitura e se fosse o caso preso ali mesmo.
    Minha opinião:
    Aprovar prisão perpetua para crimes hediondos e bandidos irrecuperáveis.
    Preso deveria trabalhar para se sustentar. O imposto que pago dever ir para a saúde e educação e não tratar de vagabundo!

    • Cadu Doné

      Wagner, muito obrigado pela mensagem!!

      Acabar com a impunidade é fundamental, sem dúvida; e tb acho q deveriam fazer um trabalho melhor identificando torcedores que causam tumultos e problemas; há recursos para isso; na própria Internet, muitas vezes, esses vândalos deixam pistas, e parece q as pessoas competentes para isso não as observam..

      Grande abs!!

  7. sidney davin

    Cadu,eu acho que proibir a entrada de torcidas organizadas no estadio não resolve ;eles aparecerão de outra forma ,por exemplo cabeça raspada,cara pintada,sem camisas,etc…
    Estas gangues são organizadas,coisa que não acontece com o poder publico! Espero que mais uma vez os hipocritas do poder não mate o boi ao inves de combater os carrapatos,como fizeram com a venda de bebida alcolica nos estadios “raramente eu bebo”.
    Os PRESIDIOS estão super lotados,provavelmente por causa da impunidade “nimguem tem medo de beber e dirigir,de roubar,de matar,etc…”
    Aqui tem que “apagar”e fazer tudo diferente!
    abraço Sidney S.J.Del Rei

    • Cadu Doné

      Tem razão, Sidney, tem de mudar muita coisa mesmo.. E tendo a concordar q o caminho não é banir as torcidas organizadas, e sim prender, punir as pessoas que fazem parte delas e são responsáveis pelas atrocidades que vemos por aí – não q todas sejam causadas por membros de organizadas…

      Grande abs, valeu pela participação!!

  8. bruno

    UUUHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHU. Q LEGAUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU E

  9. dyenne bruna

    retirar as torcidas organizadas nao resultaria em nada , o que realmente deveria ser mudado (se desse) era a mente de cada torcedor !
    por que o problema está ai , vocês amam tanto os times e só dão prejuiso para eles .
    pq ?!
    é ate meio engraçado , bastante engraçado , chega ate mesmo ser ironico , mas nenhuma a ser tomada vai mudar isso infelizmente .
    ” a boca fala daquilo que o coração está cheio . ” poderiamos até modificar e acrescentar algo a mais nessa pequena citação …
    … ” o corpo faz aquilo que a mente está cheia . ” .

  10. Luana Santos

    Eu acho que para acabar com essa violencia Todos deveriam ter Jesus no coração.Jesus é melhor coisa para nossas vidas. Eu amo o Deus que eu Sirvo!!!!

Adicionar um comentário